Dores nos joelhos são uma das queixas mais comuns, tendo como uma das causas principais, a osteoartrite de joelho, doença degenerativa, causada principalmente pelo envelhecimento.

Doença com predominância em mulheres , atingindo cerca de 35% da população acima de 50 anos. Se fôssemos fazer um raio-X 🦴nos idosos acima de 65 anos, 75% deles teriam sinais de osteoartrite em joelhos. E o que isso quer dizer? Que nem todo exame de imagem com evidência de lesão/doença significa que você terá sintomas e, nem mesmo, precisará tomar alguma medicação para aquilo. O diagnóstico é essencialmente clínico nesta doença.

O principal sintoma é dor . Rigidez matinal, crepitação e sensação de travamento do joelho  são os outros mais comuns.

Um dos principais fatores que podem ser prevenidos para não sentir dor no joelho é perder peso. Você sabe que, a cada 500g de peso aumentando, há uma sobrecarga de quase 2kg em cada joelho?

Sedentarismo é outro fator modificável, já que músculos fortes  protegem as articulações.

Doença difícil de tratar? Sim! Analgésicos comuns, como Paracetamol e Dipirona, além de anti-inflamatórios são comumente usados, porém, o resultado nem sempre é satisfatório, principalmente, a longo prazo. Tratamento fisioterápico, além de exercícios físicos orientados são de grande ajuda – lembre-se de que a perda de peso é fundamental em alguns pacientes. Algumas vezes se torna necessário o uso de órteses, para que o paciente consiga uma maior mobilidade, a depender do nível de acometimento das articulações.

Existem alguns procedimentos intervencionistas que podemos realizar: um deles é a infiltração com ácido hialurônico, em que se pode obter alguma resposta analgésica; em casos não responsivos, podemos tentar realizar bloqueio dos nervos que participam da inervação da articulação, assim como radiofrequência desses nervos, podendo-se obter resposta analgésica prolongada. Cirurgia pode ser indicada em casos não responsivos e avançados.

Vale lembrar que o tratamento cirúrgico, no caso, a artroplastia total de joelho tem resultado positivo no primeiro ano, mas, no  decorrer do tempo, a dor pode voltar.