Você já ouviu falar nesse tipo anemia? Se não, fique sabendo que ela tem uma causa genética e hereditária, em que você pode ser portador de um gene que pode resultar na forma de suas hemácias (a célula vermelha do sangue) alterada, em formato de “foice”.

E isso importa? Sim! O formato bicôncavo, aquele achatado dos dois lados, permite que você transporte mais oxigênio pelo corpo. Então, se o “carro” não tá bom, vai levar menos “gente”, ou seja, não vai ter espaço para carregar tanto oxigênio assim, então, seu corpo sofrerá com isso: esse é o principal mecanismo das crises de dor aguda nesta doença, a hipoxemia.

E essa anemia faz doer? SIM!!! Pelo formato em foice, as células podem empilhar e obstruir os vasos, chamado de crise vaso-oclusiva! Isso faz seu sangue ficar retido e não chegar nada nas extremidades, gerando dor e inflamação, além de isquemia, que é a falha no suprimento de sangue nas estruturas do corpo.

Além dessas crises, podem surgir úlceras dolorosas, com o decorrer do tempo,  cuja cicatrização é demorada.

Deformidades ósseas podem ocorrer, na coluna e em outros ossos, assim como fraturas, o que gera dor, dificuldade de locomoção e, sobretudo, perda de qualidade de vida.

Tudo isso gera dor! Mas calma, temos como ajudar!

Além de medicações adequadas, nos pacientes crônicos, podemos realizar bloqueios de nervos, radiofrequência e até mesmo há estudos de ondas de choques nas úlceras.